Projetos

PROJETOS E PARCERIAS


Para conectar cidades e contribuir com o desenvolvimento sustentável local, a FNP trabalha em parceria com instituições, entidades e organizações nacionais e internacionais. A união de esforços e o trabalho em conjunto buscam benefícios importantes para os municípios e seus cidadãos. Os projetos da FNP têm prestação de contas aprovada por auditoria externa.


UNIÃO EUROPEIA

A parceria com a União Europeia iniciou em 2009, quando foi assinado o projeto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Desde então, outros oito projetos foram executados. Atualmente estão em vigor duas iniciativas financiadas pela União Europeia:

• Fortalecer Municípios - apoia cerca de 200 municípios na elaboração de projetos de modernização da gestão administrativa e tributária e aprimoramento do ambiente regulatório das associações de governos locais. Para isso, conta com parceria do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Prazo de conclusão: novembro de 2019.

• Fortalecimento da Rede Estratégia ODS - Desde novembro de 2018, FNP está executando em parceria com a Fundação Abrinq, projeto que visa efetivar a implantação dos ODS nas cidades. A meta inicial prevê envolvimento de 30 municípios


WRI

Com o World Resource Institute Brasil (WRI), a parceria existe desde 2015.

• Programa Ruas Completas - Em vigência desde abril de 2017, tem o objetivo de disseminar o conceito de Ruas Completas em cidades acima de 250 mil habitantes. Ruas Completas são espaços urbanos projetados para garantir a segurança, conveniência e conforto de todas as pessoas que nelas circulam, independentemente do meio de transporte utilizado. Dez cidades integram diretamente o projeto e mais seis que fazem parte da Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono.

• Cities4Forest - Cidades pelas Florestas - Desde novembro 2018 está em execução o projeto de formação de uma rede internacional de cidades comprometidas com o aprimoramento da proteção de florestas em três escalas: urbanas, próximas ou distantes das cidades. Nove municípios brasileiros participam da rede atualmente.


SEBRAE NACIONAL

No âmbito da parceria, iniciada em 2009, a FNP executou cinco projetos, tendo sido realizadas quatro edições do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), consolidado como o maior evento sobre sustentabilidade urbana do Brasil. A parceria vem contribuindo para o aprimoramento de um ambiente favorável ao desenvolvimento local sustentável, com foco no fomento dos pequenos negócios locais e na simplificação e modernização da gestão pública municipal.


OCFP

O Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF) foi um projeto da FNP com a Caixa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O OCPF consolidou-se como um centro multi-institucional de apoio aos consórcios públicos e ao aperfeiçoamento do federalismo brasileiro.


OUTRAS PARCERIAS

Além das cooperações financeiras, a FNP realiza projetos de cooperação técnica não onerosas, em que cada parceiro contribui com uma metodologia e/ou prática em favor das cidades. Nessa categoria, a FNP tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Ezute e Instituto Arapyaú.